2010-12-03

Um assunto Épico... (parte 1)

É gente, resolvi inaugurar o blog de maneira bem interessante, tratando dos tão afamados níveis épicos. Aquilo que todo personagem de 1º nível sonha em ser, e uma das maiores felicidades dos jogadores ao ver que seus personagens passaram os tão falados 20 níveis e agora são considerados lendas entre os de sua classe.

Com o advento do tão falado TormentaRPG, vi que muita coisa ainda precisaria de um aparo nas arestas. Adaptar não está difícil, não é nada que um pouco de tempo e pensamento não resolvam... Mas... Como eu disse antes, aparar as arestas é necessário. Para isso, estou trazendo para vocês a primeira versão das regras, adaptadas por mim, para níveis épicos em Tormenta RPG.

O material aqui postado, foi uma adaptação do Livro dos Níveis Épicos, com base na wiki do Tormenta RPG, com suas regras OGL. As regras aqui atualizam as regras de ambos para os níveis épicos, e não são oficiais.


Nível épico

Um personagem é considerado épico quando chega ao 21º nível. Porém, como isso acontece? De acordo com o Livro dos Níveis épicos, isso pode acontecer de diversas maneiras. Seja por meio de uma grande aventura, ou por meio dos jogadores chegarem a acumular os 210.000 pontos de XP. O que importa, é o que acontece daqui pra frente.

Esta tabela segue a tabela de benefícios por nível do livro básico de TormentaRPG, portanto, seus números estão em progressão com os já apresentados ali. Para os que não dispõem do livro, a wikipedia de TormentaRPG traz os materiais da Licença Aberta: http://pt-br.tsrd.wikia.com/wiki/Tormenta_RPG_SRD_Wiki

 
Mudanças notáveis
 Como puderam ver, a partir do nível épico, as coisas passam a seguir de forma diferente. Vamos listar:

Bônus Base de Ataque: Para de subir de acordo com a classe, e segue como descrito na tabela, subindo em 1 a cada nível ímpar, como os talentos.

Resistência/CA/Dano: Continuam a subir a de acordo com o valor de metade do nível do personagem.

Talentos: Também continuam subindo como anteriormente, a cada nível ímpar. Agora têm acesso aos talentos épicos.

Aumento de Habilidades: Aumentam e 1 a cada nível par, também como anteriormente.

Graduação de Perícias Treinadas/Não treinadas: Da mesma forma, nível + 3 para treinadas e metade disso para não treinadas.


É, galera... As mudanças não são tão grandes quanto aparentariam.



Classes
 

Aqui é que ocorrem as maiores mudanças do nível épico, nas classes. Ao chegar no nível époico, um personagem tem as seguintes opções:

- Continuar em sua classe básica: Caso opte por não mudar a classe que teve desde seu primeiro nível, proceda da seguinte forma:

1 - Conforme visto, o bônus base de ataque não mais aumenta, seguindo então, ao invés disso, o padrão épico básico apresentado acima.

2 - Os pontos de vida por nível continuam a subir normalmente.

3 - Qualquer habilidade de classe que utilize os nívels como formula matemática (como CD de testes), continua-se contando o nível somado. Um monge de 13º nível é um monge de 23º nível.

4 - Nível de conjurador continua a aumentar, um mago de 25º nível conjura magias com 25º nível de conjurador.
  Porém, os pontos de magia não aumentam. A única forma de fazê-los é com os talentos Poder Mágico e Poder Mágico Épico.

5 - Familiares, companheiros, montarias... Seus poderes continuam subindo normalmente.

6 - Qualquer característica de classe que aumente por uma progressão (como o ataque furtivo do ladino), continua a se acumular na mesma proporção nos níveis épicos. Assim, um ladinho de 27º nível adiciona 14d6 ao seu ataque furtivo.
A exceção a essa regra, são os talentos adicionais de classe. Se o personagem adquire talentos (como mago, guerreiro...), essa progressão não continua nos níveis épicos. Em vez disso, existe uma nova progressão.

7 - Todas as classes passam a receber um talento adicional a cada 2, 3, 4 ou 5 níveis. Esse bônus é aplicado à progressão de cada classe, uma vez que nem todas essas habilidades continuam depois do 20º nível. Essa necessidade varia de acordo com os benefícios mantidos pela classe anterior.

8 - Nenhum personagem recebe novas habilidades de classe após o nível épico, pois não há, de fato, habilidades novas após o vigésimo nível. As habilidades de classe de progressão lenta ou interrompida antes do 20º nível, não continuam a subir com o nível épico. Assim, o dano desarmado do monge, por exemplo, não sobe no nível épico.


_________________

Antes de ler sobre (algo que provavelmente acontecerá nos comentários), tem uma coisa que preciso comentar. Pode parecer que os níveis épicos ficaram muito apelativos... E eu tenho duas  respostas pra isso:
1 - Assim como era no D&D, as mudanças são apenas referentes à BA e classes. Apesar de no sistema antigo a forma como as Resistências se conportam também mudar, aqui já é da mesma forma todos os níveis... Então não mudei. Sendo assim, fora o BA da classe, todos os benefícios por nível (Talentos e aumentos), sempre foram mantidos como nos níveis básicos. Não vi motivo pra mudar...
2 - Galera, personagens épicos são overpower. Só isso basta.

Bom gente, para a parte um, é isso aí.
No próximo post sobre o assunto, vou trazer algumas das classes básicas adaptadas pra o nível épico, e falarei sobre classes de prestígio épicas.

Na terceira parte, pretendo falar sobre como adquirir classes novas após o vigésimo nível, e como funcionam classes interrompidas antes e a retomada de níveis nelas após o vigésimo nível.

Por fim, um pouso sobre magias e talentos épicos, além de uma palinha sobre feitos de perícias épicas.

Bom, e é isso aí.
Que os dados sejam rolados e que a Fênix continue a guiar os nossos caminhos. 

Um comentário:

  1. ficou bom, sei lá ao meu ver, ficou mais organizado (não que o original seja desorganizado ou coisa assim hehe) enfim estou gostando demais do que estou vendo. aguardando as futuras continuações, mais uma vez, paraéns à equipe, e ao blog estão de parabéns

    ResponderExcluir